top of page

S. Martinho juntou a comunidade educativa e entregou diplomas de mérito

  • rolhinhas
  • 13 de nov. de 2015
  • 3 min de leitura

O Agrupamento de Escolas António Alves Amorim, em associação com a FapFeira e a generalidade das associações de pais dos seus estabelecimentos de ensino, organizou um grande magusto de S. Martinho que envolveu toda a comunidade educativa, num evento onde também houve espaço para premiar o mérito dos alunos e fez arrancar as comemorações dos 40 anos da Escola Básica de Lourosa.

Fazendo jus ao famoso verão do padroeiro, o final de tarde agradável trouxe à escola muitas centenas de pessoas e muita animação, num momento de convívio onde, para além das castanhas assadas, não faltaram outros motivos de interesse gastronómico, assegurados pelos diversos stands das associações de pais. "O significado principal desta atividade é a união de toda a comunidade, não só a comunidade escolar mas de toda a comunidade educativa, as famílias, as associações de pais, as freguesias da nossa área de influência, enfim, é unir as pessoas em torno da escola", referiu ao Rolhinhas a Diretora Mónica Almeida.

Outro dos objetivos da festa foi marcar o início das comemorações dos 40 anos da Escola Básica de Lourosa. A escola, na sua primeira versão - enquanto Escola Preparatória de Lourosa - foi oficialmente criada em 31 de dezembro de 1975, dia que, por calhar em período de interrupção letiva, fez deslocar o momento culminante das comemorações para o dia 7 de janeiro, apesar de, como esclareceu Mónica Almeida, haver ainda outros eventos ao longo do ano inscritos no programa das comemorações, como por exemplo o "Dia do Agrupamento", agendado para 3 de junho.

A atividade foi também um momento para rever velhos amigos, professores e alunos que há pouco tempo deixaram esta escola. Para a Diretora, "esta é uma escola de referência, uma escola que deixa saudades em todos os que por aqui passam, professores e alunos, e que farão parte da nossa família para a vida. Tivemos o cuidado de os convidar e ficámos muito contentes por terem vindo".

Aproveitando a presença de alguns ex-professores do agrupamento, houve tempo para reconhecer e premiar o mérito dos alunos relativo ao ano letivo anterior, cujo bom desempenho também deve ser repartido com os professores. "Resolvemos aproveitar este evento para a entrega de diplomas aos nosso alunos demonstrando-lhes o valor que damos aos seus resultados académicos e mostrando à comunidade que, apesar de não sermos uma escola grande em número, somos uma escola grande na qualidade dos nosso alunos", referiu, com orgulho, Mónica Almeida.

A festa contou com um bem conseguido programa de animação com a participação de diversos grupos de alunos da escola e outros grupos (de jovens e menos jovens) que mantêm uma forte ligação ao agrupamento: Grupo de Percussão Rufus & Circus, Grupo de Hip-Hop de Aldeia Nova/Casalmeão, As Fofies, Best Friends, Sobralitos, CAM On Dance, Sobral Sem Parar e Zumba Vergada. No encerramento, houve ainda uma atuação surpresa a cargo das professoras.

A Diretora mostrava-se muito satisfeita com o resultado alcançado: "o saldo final foi muito positivo. Apesar da noite que se pôs fria, foi um evento em que se sentiu muito calor humano e, pelo que percebi, a impressão global é a mesma."

Segundo contou Mónica Almeida, apesar de as associações de pais terem apresentados stands diferenciados, com motivos de interesse diversos, "todas as despesas foram divididas equitativamente, tal como serão os lucros que reverterão a favor de atividades das escolas".

Uma iniciativa que se aplaude.

(Aceda a todas as fotos em "Galerias")


 
 
 

Comments


Rolhinhas© 2014 by "Rolhinhas". Proudly created with Wix.com

bottom of page