top of page

Jornalista do Rolhinhas participa na Missão JRA Conservação "ex situ" 2015 no Zoo de Lisbo

Cláudia Tavares, aluna do 9ºE, foi um dos nove alunos apurados do 3.º Ciclo, entre as mais de 150 candidaturas de todo o país, para participar na Missão JRA Conservação “ex situ” 2015 no Jardim Zoológico de Lisboa. Para concorrer, a jovem jornalista do Rolhinhas, teve de escrever uma Carta de Motivação para a tarefa e elaborar um Artigo sobre a importância dos parques zoológicos na conservação das espécies. A qualidade dos trabalhos convenceu o júri da ABAE, o que permitiu à jovem Cláudia fazer parte de um grupo muito restrito de alunos de todo o pais (aos quais se juntam outros nove do ensino secundário) que, até ao próximo sábado, dia 21, estarão no Zoo de Lisboa, contactando com o funcionamento daquele parque zoológico e produzindo materiais de carácter jornalístico relacionados com a conservação das espécies.

Esta atividade, aberta à rede Jovens Repórteres do Ambiente e Eco-Escolas, visa criar competências nos jovens nas áreas da investigação, recolha e tratamento da informação e comunicação numa perspetiva de Jovens Repórteres para o Ambiente, através de um exercício de intensa reportagem (Missão jornalística).

A Missão, com a duração de 3 dias, é constituída por trabalho de campo, entrevistas, trabalho em grupo, produção de artigos e outros trabalhos de comunicação. Será divulgada em todos os órgãos de comunicação a nível regional e nacional, bem como na rede internacional JRA. O enfoque das reportagens será o papel dos Jardins Zoológicos na conservação “ex-situ”: oportunidades e desafios.

A candidatura, coordenada pelo Rolhinhas, foi apresentada no passado dia 20 de janeiro. A ansiedade acabou quando, três semanas depois, chegou a tão esperada mensagem de confirmação e de parabéns pelo apuramento. Daí até à partida para Lisboa, na passada quarta-feira, a Cláudia – que não escondia a felicidade - investigou mais sobre o assunto e preparou a logística da viagem. Amanhã estará de volta, cheia de histórias para contar, depois de uma experiência que será seguramente inesquecível.


bottom of page