Clube Rolhinhas Visitou a RTP
- rolhinhas
- 19 de nov. de 2014
- 3 min de leitura

O clube do jornal escolar O Rolhinhas visitou as instalações da RTP - Centro de Produção do Porto, em Vila Nova de Gaia. A visita de estudo do passado dia 12 teve como objetivo saber mais sobre o trabalho dos jornalistas, o trabalho da equipa de produção de um jornal e conhecer o local onde a magia acontece. Acompanharam os membros do clube três alunos premiados no ano anterior num concurso na disciplina de Português e ainda dois simpatizantes do Rolhinhas, os nossos queridos Ilda e Rui.
Tudo estava pronto para nos receber à hora marcada tendo ficado a receção a cargo do Sr. Rui Pinto, um dos responsáveis pelas Relações Públicas da RTP, que viria a ser o nosso guia durante a visita. O Sr. Rui Pinto foi muito simpático e esteve sempre disponível para esclarecer as nossas dúvidas.
Começamos a visita num estúdio tradicional no qual se grava atualmente o programa Portugal 3.0, apresentado por Álvaro Costa. A surpresa foi enorme ao perceber que tudo é muito diferente entre o que vimos na televisão e o espaço real onde tudo acontece. De resto, a surpresa viria a ser ainda maior quando entrámos num estúdio virtual. Destaca-se o cenário minimalista de paredes vazias onde impera um verde forte (porque questões técnicas). O resto é tecnologia – muita - e trabalho de realização.

Nas salas de realização – áudio e vídeo - a parafernália de monitores, botões, painéis digitais e mesas de mistura deixou-nos a todos, literalmente, de boca aberta. O ambiente era de grande concentração porque é dali que se comanda tudo o que acontece na televisão que nos entra em casa, legendas, oráculos, imagens, vídeos, ligações em direto, pausas, mudanças de plano, etc. Só ali se pode ter uma ideia ritmo frenético do trabalho de todos os assistentes, comandados pelo "maestro da orquestra" – o realizador – já que o que vemos em casa é sempre caraterizado pela fluidez da comunicação.

O estúdio do magazine Sociedade Civil (RTP2) foi um dos mais “explorados” por todos. Entre perguntas e respostas, houve espaço para experimentar o cenário e as câmaras, ver como funciona o teleponto, perceber o rigor da iluminação e assistir aos preparativos para o programa – o estúdio iluminou-se, as câmaras ligaram-se e os técnicos surgiram para fazer os últimos ajustes no estúdio. O programa teria início daí a pouco.
Durante a visita houve ainda tempo para conhecer a Sala do Arquivo, um Estúdio de Rádio onde se gravam diariamente programas da antena1, da antena 2 e antena 3, e uma Sala de Caracterização onde tinha acabado de entrar o jornalista Daniel Catalão (Sabia Que…) - muito simpático para com o nosso grupo.
A visita de estudo foi uma experiência muito interessante e que nos ajudou a todos a perceber melhor como funciona essa caixa mágica que é a Televisão, sobretudo na vertente da informação. Só foi pena não termos podido visitar a Redação, mas explicaram-nos que estavam todos muito ocupados a preparar o Jornal da Tarde. Ficará para outra oportunidade.

Antes do regresso, a comitiva foi almoçar à escola Básica Soares dos Reis, ali ao lado, só foi preciso atravessar a rua. Fomos muito bem recebidos e a comida estava muito boa. Houve ainda tempo para conhecer as instalações da escola e contactar com alguns colegas locais. A ideia de almoçarmos numa cantina foi muito boa: conhecemos outra escola e outros colegas e poupámos na no custo da refeição.
Afinal, esta visita custou aos alunos apenas o valor da refeição da cantina, uma vez que o transporte e o motorista foram gentilmente cedidos pelo Lusitânia de Lourosa. À Escola Soares dos Reis e, principalmente, ao nosso Lusitânia de Lourosa deixamos aqui os nossos agradecimentos. Tornaram esta visita de estudo uma experiência ainda melhor para todos nós.
Acompanharam a atividade os professores Luís Cálix, Sérgio Aguiar e Sandra Salabert.
À chegada à escola, foi tempo de regressar ao trabalho no clube: avaliação da atividade, elaboração da notícia da visita, edição das fotos e preparação de outras atividades a realizar em breve. É bom trabalhar assim.
Catarina Macedo
(para aceder às fotos da visita, aceder a "Galeria")
コメント