top of page

Rolhinhas entrevistou o Dr. José Archer, Presidente da ABAE

  • rolhinhas
  • 23 de out. de 2014
  • 2 min de leitura

O Dia das Bandeiras Verdes foi rico em acontecimentos.

Ainda durante a manhã, e após a entrega de prémios dos vários concursos promovidos pela ABAE, as jornalistas do Rolhinhas aproveitaram a oportunidade para entrevistar o Dr. José Archer. Para além de ser presidente da ABAE há quase 20 anos, José Archer integrou já, por duas vezes, o Comité Executivo da FEE - Foundation for Environmental Education - entidade representada em Portugal pela ABAE.

O Rolhinhas - Nós somos alunas da escola Básica António Alves Amorim, em Lourosa, Santa Maria da Feira, e fazemos parte do Jornal Escolar “O Rolhinhas”. Obrigada por nos receber. Quer se apresentar?

JA – Olá, eu sou José Archer, presidente da ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa. A ABAE tem vários projetos e programas em funcionamento relacionados com o ambiente, entre eles o Eco-Escolas, aquele que no âmbito das escolas tem maior visibilidade.

DSC08976 (1280x960).jpg

O Rolhinhas Qual é a sua responsabilidade no programa Eco-Escolas?

JA – Enquanto presidente da associação funciono como o elemento promotor do programa. A minha grande responsabilidade é assegurar que tudo continue com um desenvolvimento sustentável. Todos os dias, devo coordenar e acompanhar o trabalho dos que mais diretamente cooperam e estão envolvidos com o programa Eco-Escolas – os elementos da associação que trabalham diretamente e “tomam conta” das Eco-Escolas - depois, também, assegurar a ligação com os Ministérios com quem trabalhamos - o Ministério do Ambiente e o Ministério da Educação, que são nossos parceiros – e, muito importante, com os municípios que participam no programa e que também apoiam as escolas dos seus concelhos.

O RolhinhasO que representa o Eco-Escolas?

JA – O Eco-Escolas representa uma mudança de atitude. Acima de tudo, implica que, a todos os níveis, começando nos alunos, nos professores, nos auxiliares das escolas, nas direções das escolas e nos municípios das comunidades onde as escolas se inserem, todos pensem e reflitam primeiro naquilo que os envolve, em termos de ambiente. Seguidamente, façam um diagnóstico da situação, estabeleçam um plano de ação e depois o ponham em prática. Tudo isto para que todos percebam, desde os mais pequenos até aos mais crescidos, que todos podem intervir e fazer algo para melhorar o ambiente e todos desenvolvam a noção que são uma parte da solução de muitos dos problemas ambientais que enfrentamos. Para isso precisam de participar e de atuar.

O RolhinhasO que representa para o presidente da ABAE um dia como este?

JA – É um dia de festa. É como se fosse um dia de anos. No fim de contas, é o dia em que estamos todos de parabéns e vimos aqui conviver, partilhar a alegria, festejar e receber os prémios. Assim, este acontecimento é uma grande festa que representa o culminar de todo um ano de trabalho, de muito e bom trabalho. Dos alunos, dos professores, das escolas e dos municípios.

Entrevista preparada, conduzida e editada por Rute Morais, Rita Tavares e Sofia Castro

 
 
 

Comments


Rolhinhas© 2014 by "Rolhinhas". Proudly created with Wix.com

bottom of page