top of page

Boas práticas digitais na escola

As Tecnologias de Informação e Comunicação na escola foram o tema do seminário, organizado pela nossa escola, que teve lugar na tarde da passada quarta-feira, 28 de maio, no auditório da Junta de Freguesia de Lourosa. Com a colaboração da Universidade Portucalense e o apoio do Centro de Formação Terras de Santa Maria e da Porto Editora, o evento quis divulgar diversas boas práticas digitais na escola, dentro e fora da sala de aula, trazendo à ordem do dia temas como PCs, Smartphones, Tablets, Programas e Aplicações.

Ana Paula Oliveira, Professora Bibliotecária da Escola Básica de Arrifana, trouxe uma abordagem muito interessante e diversificada do trabalho de dinamização de uma biblioteca escolar com recurso às TIC. Fernando Ferreira, da escola Secundária Soares Basto - Oliveira de Azeméis, apresentou o "SB Design", um projeto desenvolvido na escola, na área do Multimédia que, para além da grande repercussão que gera na comunidade oliveirense, encontra já um bom acolhimento em escolas de alguns paises europeus. Filipe Cálix e Miguel Ribeiro, professores da nossa escola, apresentaram projetos relacionados com o uso de Smartphones no apoio ao estudo (AnkiUp) e Sistemas de Gestão de Aprendizagem e ainda ums aplicação de Gestão de Sala de Aula, no âmbito da participação e comportamento dos alunos.

Alexandra Baldaque apresentou o projeto europeu ICT Ways - um dos promotores do seminário - dando conta que, quer o projeto SB Design quer o projeto AnkiUp estão já referenciados em termos europeus e têm despoletado idênticas iniciativas em alguns dos países que integram o ICT Ways. A ideia é divulgar e disseminar, cá e além fronteiras, as boas práticas digitais que vai sendo possível identificar um pouco pelas escolas de todo o país e que, na maioria das vezes, não são aproveitadas como exemplo, por simples desconhecimento da sua existência.

A organização do evento foi muito boa, deixando campo aberto para novas realizações.

bottom of page